A pandemia de Covid-19 mudou os hábitos dos brasileiros. Como medida para garantir o isolamento social, muitas empresas instituíram o regime de home office, ou trabalho remoto. De uma hora para outra, a casa dos colaboradores se tornou espaço para redigir relatórios, atender clientes e participar de reuniões (on-line, claro).
Essa nova realidade impõe desafios. Como manter a produtividade em meio ao conforto do lar? Será que você consegue se concentrar nas atividades profissionais enquanto há TV ligada ou crianças brincando ao seu redor?
O teletrabalho requer organização. E é natural não saber por onde começar, pois se trata de algo novo para muita gente. Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão facilitar sua adaptação a essa rotina. Confira!
1 – Defina um local para ser o seu escritório
Trabalhar em casa não significa trabalhar em qualquer lugar da casa. A sua cama ou o sofá da sala são áreas de descanso. Se você ficar a manhã inteira no quarto, o cérebro vai entender que é hora de tirar um cochilo, não de produzir.
Sendo assim, transforme um cantinho do lar em escritório. Pode usar uma escrivaninha ou a mesa de jantar como estação de trabalho, tanto faz. O importante é escolher um local bem iluminado, com bom sinal de internet e, de preferência, silencioso. Isso ajuda bastante na concentração.
2. Estabeleça metas para a jornada diária
Uma lista de tarefas é uma ferramenta ótima para melhorar a produtividade. Com ela, você define quais são as atividades mais importantes e consegue prever quantas horas dedicar a cada uma delas. Assim, dá para manter o foco no trabalho mesmo estando longe da empresa.
A definição de metas diárias pode ser uma estratégia interessante. Pergunte-se: qual é a missão do dia? O que preciso fazer para cumprir esse objetivo? Como posso preencher o tempo restante?
Essa postura vai além do home office. Ela trará resultados positivos em todos os âmbitos de sua carreira.
3. Combine limites com sua família
Quem tem filhos pequenos sabe bem: as crianças querem atenção total do papai e da mamãe. Porém, lembre-se de que você não está de folga. A família terá que respeitar o seu espaço enquanto durar a quarentena.
Adote alguns sinais. Por exemplo, se a porta do escritório temporário estiver fechada, é porque você está resolvendo algo sério e não pode sofrer interrupções.
Façam de conta que você saiu para trabalhar como normalmente aconteceria. Talvez seja difícil de entender no início, mas, com um pouco de conversa e paciência, tudo se resolve!
4. Faça intervalos
Sabe outro cuidado excelente para a produtividade? Parar. Isso mesmo!
Nosso corpo não aguenta muito tempo na mesma posição e nossa mente se cansa de tarefas repetitivas. É por esse motivo que devemos realizar pequenos intervalos ao longo da jornada de trabalho.
Home office não tem cafezinho com o colega, mas você pode se distrair de outras formas. Beba água, vá ao banheiro ou faça exercícios laborais por uns minutos.
Ah, e siga seu horário de almoço oficial. Tem uma hora e meia de pausa na firma? Então use esse mesmo tempo em casa para comer e relaxar.
5. Alinhe a comunicação com a equipe
Uma das desvantagens do trabalho remoto é a falta de comunicação direta com a equipe. Em vez de ir à mesa ao lado para tirar uma dúvida com o seu supervisor, você precisa enviar uma mensagem e aguardar sabe-se lá quanto tempo pela resposta.
Ocorre que e-mails e telefonemas podem atrapalhar bastante o rendimento dos colaboradores. Portanto, deve-se evitar ao máximo essas interrupções.
Ainda assim, vocês terão que conduzir uma política de comunicação interna. Elejam um único canal para troca de mensagens, como o e-mail corporativo ou um gerenciador de tarefas on-line. Feito isso, procure recorrer a esse recurso apenas quando for estritamente necessário.
6. Cumpra os horários à risca
Para facilitar a comunicação da equipe, é importante que todos os colegas estejam conectados ao mesmo tempo. Em outras palavras, melhor continuar com aqueles turnos de trabalho de sempre.
Adeptos do home office adoram a possibilidade dos tais horários flexíveis. Tem gente que cumpre tarefas de madrugada porque a considera um período mais calmo do dia.
No entanto, a menos que essa já seja a sua realidade, continue no horário comercial. Clientes, fornecedores e outras pessoas vão precisar de você entre às 9h e às 17h.
Último aviso: desligue o computador ao fim do expediente. Sem o hábito de bater ponto, muitos profissionais em regime remoto acabam trabalhando além da conta. Tome cuidado para não se sobrecarregar!